Nesta era digital, sobram vagas de emprego para jornalistas. Não me refiro às oportunidades no Jornalismo tradicional, mas sim na comunicação como um todo. E, além das contratações tradicionais, brotam oportunidades de atuação como prestador de serviço.
Mas como aumentar suas chances, chamar a atenção dos recrutadores e, enfim, ser contratado? Como causar uma boa primeira impressão? O que fazer para participar de mais processos seletivos?
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Por mais estranho que pareça, muitos jornalistas (que são comunicadores, acima de tudo) pecam na sua própria comunicação. E é justamente isso que abordarei neste artigo.
Dicas importantes para quem busca emprego para jornalistas
Descubra abaixo como multiplicar suas chances durante um processo seletivo.
1) Motivação e cordialidade. Cada vez mais as empresas valorizam as chamadas soft skills (habilidades comportamentais). Por isso, lembre-se de ser sempre cordial e, principalmente, demonstrar motivação e interesse pela vaga.
Então, quando entrar em contato com o recrutador, não escreva apenas “segue currículo” ou “currículo em anexo”. Mesmo que você esteja encaminhando seu CV para diversas empresas (e isso seja cansativo), escreva ao menos uma breve mensagem educada.
Isso faz toda diferença! Mostra que você está realmente interessado na vaga e disposto. Além disso, ainda demonstra que tem uma personalidade agradável de se conviver, o que é importante para muitas empresas.
2) Personalize sua mensagem. Sempre chame a atenção do recrutador deixando a sua apresentação a mais personalizada possível. Se você criar uma carta padrão, não esqueça de incluir o nome da empresa tanto no assunto quanto no corpo do e-mail.
Quanto mais personalizada a mensagem, maior a chance de você chamar atenção do recrutador e passar para a fase da entrevista.
Vale, ainda, ressaltar por quais motivos você acha que se encaixa no perfil buscado pela empresa. Valorize também algumas habilidades que você tem e que serão úteis para desempenhar o trabalho.
3) Detalhe suas experiências. Descreva as atividades que você desenvolveu em seus trabalhos anteriores. Isso é importante para demonstrar sua expertise na profissão.
De nada adianta, por exemplo, citar apenas que foi “redator” ou “social media”. Você precisa explicar para o recrutador as atividades que você desempenhou.
Você foi social media no seu emprego mais recente? Então destaque no seu currículo que organizava o cronograma de postagens, criava conteúdo para diferentes redes sociais e daí por diante.
4) Informe as habilidades que você domina. Não seja generalista. Descreva os talentos que possui, além das ferramentas que conhece e são úteis no emprego que busca.
Hoje em dia, não cabe mais citar características como “boa escrita” ou “trabalho bem em equipe”. Já é esperado que um jornalista escreva bem e consiga se expressar com qualidade. Isso não é um diferencial.
No campo de habilidades, cite diferenciais que as empresas valorizam. Vale, por exemplo, descrever que você domina SEO, Inbound Marketing, edição de vídeos ou imagens…
5) Cite ferramentas que você sabe utilizar. Conhecer uma série de aplicativos e programas que serão úteis para a vaga que você busca é um diferencial que pesa muito na hora do recrutador escolher os melhores candidatos.
Você edita vídeos? Então cite os programas que você não só conhece, mas sabe utilizar. O mesmo vale para SEO, gestão de redes sociais…
Seguindo esses cinco pontos simples, você enriquece o seu currículo e demonstra interesse pela vaga. Aplique essas dicas agora mesmo e depois me conte se elas foram úteis para você!
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