Quando fez o curso online de Marketing Digital para jornalistas, Natasha Guerrize nem imaginava as portas que se abririam com aqueles conhecimentos adquiridos. Uma dessas portas foi numa universidade. Mas não para voltar a estudar, mas para, agora, ser professora.
“Em 2019, fui chamada para assumir a disciplina de Marketing e Mídias Sociais no curso de Nutrição da universidade que faço assessoria de imprensa. Sem o curso, talvez não fosse capaz de assumir esse novo grande desafio da minha vida”, explica a carioca que mora há 16 anos em Santos.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Antes mesmo da oportunidade de começar a dar aulas, Natasha começou a colocar em prática o que aprendeu no curso de Marketing Digital. A primeira ação da jornalista foi criar um portal ligado à educação, o Campus 013 – o número é uma referência ao DDD da Baixada Santista.
“A ideia surgiu justamente da minha experiência no cotidiano de assessoria de imprensa na área de educação. Percebi que a imprensa local estava, aos poucos, diminuindo a cobertura neste setor, especialmente quanto à divulgação de cursos, vestibulares, palestras e outras capacitações. Pensando nisso, idealizei o Campus 013, para que os estudantes fiquem a par de melhorar seus currículos ou de conseguir as chamadas horas de atividades complementares na faculdade˜, detalha Natasha.
O portal gerou resultados praticamente imediatos à jornalista. “Logo no primeiro mês tivemos 1.500 acessos e conquistei meu primeiro cliente com essa visibilidade do Campus 013. A segmentação, conforme ensinado pelo Almir, foi fundamental para que eu fosse reconhecida por este cliente como uma ‘autoridade’. Depois que voltei com o Campus, logo que depositei minha dissertação do Mestrado de Educação, mal comecei a publicar matérias e veio meu segundo cliente! Parece surreal…”
Natasha começou cedo no Jornalismo. Desde o primeiro ano de faculdade, colaborava e estagiava em sites de cobertura esportiva, entre eles, o extinto Fanáticos Por Futebol, ligado à TV Gazeta. Depois teve passagens pelo rádio como produtora e redatora e atuou em assessoria de imprensa nas áreas de terceiro setor e sindical. Trabalhou ainda durante anos na mídia impressa e online no jornal semanal Boqnews, em Santos.
Chegou a cobrir a Copa 2014, foi setorista do Santos FC e depois também fez a assessoria de imprensa da Fórmula Truck. Também integrou a equipe do Globoesporte.com, pela TV Tribuna (afiliada da TV Globo), na Baixada. Está há cinco anos como assessora de imprensa na área de educação, à frente da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), onde também dá aulas, e trabalha com outros clientes da mesma área.
Mesmo com tanta experiência, Natasha resolveu ir além. Em 2017, foi uma das primeiras inscritas no curso online de Marketing Digital para jornalistas, desenvolvido por Almir Rizzatto, idealizador da Escola Digitalista.
“Foi essencial para que eu me capacitasse para outras competências além do Jornalismo. O treinamento é bárbaro, muito completo, e o mais importante: o Almir consegue transmitir o conteúdo com muita segurança e clareza, que atenda tanto aos iniciantes em Marketing Digital como aqueles que já possuem um conhecimento prévio/avançado.”
“E, como o Almir também é jornalista e tem passagens em algumas das principais redações online no Brasil, ele entende nossas angústias e desafios em se reinventar na profissão que, sem dúvida, passa por um momento difícil. Portanto, recomendo fortemente este curso, totalmente direcionado para jornalistas. Abre muitas possibilidades!”, completa.
Natasha finaliza com uma comparação entre a rejeição de alguns jornalistas com o Marketing Digital e a repulsa que existia no passado com assessoria de imprensa.
“O Marketing Digital parece ser a ‘Nova Assessoria de Imprensa’ da nossa área, porque é a mais renegada pelos jornalistas, assim como a assessoria já foi. Os profissionais e também os estudantes ainda se veem trabalhando apenas em redações, como repórteres, editores, apresentadores… A produção de conteúdo é o coração do Marketing Digital. E nós, jornalistas, dominamos isso. Por que não se capacitar nesta área, que cresce mais a cada dia?”
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Deixe uma resposta