Jornalista social media: descubra 7 vantagens incríveis de trabalhar na área

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Almir Rizzatto

Trabalhar como jornalista social media é, hoje, uma ótima opção de carreira. Isso, inclusive, para os profissionais que trabalharam muito tempo no Jornalismo tradicional e agora desejam migrar para a área digital.

Neste artigo, listo as 7 principais vantagens para atuar com gestão de redes sociais. Confira:

CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

1) Setor em constante crescimento. Diferentemente do Jornalismo tradicional, que vive em crise, com redações cada vez mais enxutas e vagas escassas, a área de redes sociais não para de crescer.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela plataforma de hospedagem HostGator apontou que 60% dos negócios investiram na presença digital durante a pandemia. O levantamento foi realizado com empreendedores e revelou ainda que 64% pretendem aumentar os investimentos neste formato.

É óbvio que a pandemia acelerou o processo de digitalização de muitas empresas que ainda tinham uma atuação analógica. Os negócios precisaram aderir ao universo digital até por uma questão de sobrevivência.

Inclusive, muitas dessas empresas descobriram que é possível ter um faturamento, vender e se relacionar com os clientes através das redes sociais. Isso apenas reforça o fato de que a digitalização não é um processo opcional para os jornalistas, mas sim obrigatório.

2) Serviço essencial para todos os negócios. A primeira coisa que vem à nossa mente, de forma natural, é relacionar o digital com as redes sociais. Isso porque, hoje em dia, elas são obrigatórias para qualquer tipo de negócio.

Sempre digo isto aos meus alunos: qualquer pessoa que abre uma empresa, ou até mesmo seja autônomo, ou microempreendedor, precisa de uma presença forte no digital. Praticamente todos os negócios são dependentes das redes sociais.

E isso para você é ótimo, desde que esteja apto e capacitado para atuar como jornalista social media. O mercado tem muita demanda para esse serviço e exige especialização.

3) Pode começar com uma estrutura mínima. Quando trabalhamos com comunicação, especialmente no âmbito digital, precisamos de uma estrutura muito pequena, básica mesmo, para realizar nosso trabalho.

Diferentemente de uma empresa que vende produtos físicos, por exemplo, o jornalista social media não precisa se preocupar em fazer um alto investimento. Quando você se dispõe a trabalhar com redes sociais, precisa apenas de um computador, um celular e conexão com a internet.

É basicamente isso o que você precisa para começar a conquistar clientes e atendê-los. É provável que você não precise nem fazer investimento inicial porque normalmente esses itens você já tem em casa.

Não fique aí imaginando que para começar uma agência ou “eugência” é necessário uma sala comercial, pagar aluguel e contratar empregados. Não é dessa forma que normalmente as pessoas e os meus alunos iniciam.

Inclusive, quando montei a minha agência, a RZT Comunicação, em 2006, eu trabalhava em uma mesa no meio da sala do meu apartamento. 

Foi suficiente para dar os primeiros passos e conquistar clientes. Então, não fique colocando obstáculos para você começar a trabalhar como jornalista social media.

4) Possibilidade de faturamento ilimitado. Se você escolher o caminho do empreendedorismo, terá a possibilidade de conquistar um faturamento ilimitado trabalhando da sua casa. 

Chega um momento em que você começa a não dar mais conta de tantos clientes. E isso é ótimo! Porque aí fica claro que seu negócio está crescendo e você precisa começar a montar sua equipe de colaboradores.  

Se você já atende 10 clientes, pode contratar um colaborador para atender outros 10, e depois mais um para chegar a 30 clientes e por aí vai.

5) Flexibilidade de horários. A atuação como jornalista social media permite essa flexibilização principalmente quando você presta serviços.

Hoje, existem ferramentas que fazem o agendamento de publicações, por exemplo, e você consegue monitorar as redes sociais até mesmo pelo celular.

Então, com organização, você não precisa obrigatoriamente trabalhar naquele horário tradicional da sua época como empregado.

6) Trabalhar de onde quiser. Antigamente se falava muito na questão dos nômades digitais, que eram profissionais que trabalham em qualquer lugar do mundo. E sim, isso é viável e possível, principalmente hoje, com a tecnologia ainda mais avançada.

Se você gosta desse estilo de vida e viaja com frequência, pode trabalhar como jornalista social media de qualquer lugar. Isso porque tudo é feito de forma digital, apenas utilizando os equipamentos e as ferramentas adequadas.

Mesmo as reuniões com clientes, hoje, em sua maioria, são realizadas por videoconferência através de aplicativos.

7) Não precisa fazer um investimento caro para se capacitar na área. Um curso como o nosso, da Escola Digitalista, por exemplo, que tem carga de 20 horas na versão online e 16 horas no presencial, é suficiente.

Você aprende tudo o que precisa para trabalhar com redes sociais: ferramentas, estratégias, preços e tudo o que envolve a atuação como jornalista social media.

Já recebi relatos de muitos alunos falando que fizeram um MBA ou uma pós-graduação e acabaram se decepcionando, tanto pelo custo-benefício quanto pelo conteúdo puramente teórico, sem prática.

Aqui na Escola, você aprende colocando a mão na massa, descobrindo como funcionam as ferramentas, com quais deve trabalhar… Isso é o que você vai vivenciar no dia a dia quando conquistar um cliente, ou conseguir uma recolocação. E é isso que os contratantes desejam também.

Enfim, muitos profissionais jornalistas se encontraram no digital, foram contratados, ou ampliaram suas oportunidades. Tenho alunos, inclusive, que estão se dando ao luxo de escolher onde vão trabalhar, diante de tantas ofertas, e outros que não dão conta dos muitos clientes que estão surgindo.

Existem muitas oportunidades e, para se tornar um jornalista social media profissional, é mais do que necessário buscar a capacitação. Assim, você poderá desfrutar as vantagens desta atuação.

CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Você também vai gostar de:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

GRÁTIS: RECEBA MINHAS NOVIDADES EM SEU E-MAIL!

Entre na nossa lista para ter acesso a conteúdos exclusivos e com prioridade. São artigos, videoaulas, e-books, convites para séries e muito mais... Faça agora mesmo seu cadastro!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.