Jornalista digital: profissionais experts em texto são cobiçados pelo Marketing Digital

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Almir Rizzatto

Atualmente, o jornalista digital bom de texto é um dos profissionais mais desejados pelo mercado. Ao mesmo tempo, aqueles que não se abrem para além do Jornalismo tradicional estão fadados a ter cada vez mais dificuldades e menos oportunidades. 

O problema é que o número de veículos é cada vez menor, as redações estão cada vez mais enxutas e as publicações sobreviventes vêm encolhendo ao longo dos anos. Foi o que aconteceu recentemente, inclusive, com o Estadão.

Logo, o jornalista que ainda tem esse foco direcionado exclusivamente para o Jornalismo tradicional deixa escapar a chance de trabalhar numa área que só cresce e que cobiça os profissionais bons de texto. Estou me referindo ao setor do Marketing Digital.

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A seguir, trago sete possibilidades de atuação para jornalistas experts em texto dentro do Marketing Digital. Confira:

1) Produção de conteúdo para redes sociais. O jornalista está muito presente na atuação como social media, inclusive na parte de elaboração de conteúdo escrito para as redes. O profissional com talento na escrita tem muito a contribuir, inclusive em outros tipos de materiais, como em vídeos que precisam de roteiro.

E não apenas isso: outras atribuições importantes, como o relacionamento e atendimento ao cliente, valorizam o jornalista expert em texto. Até porque, uma marca de grande valor não quer ter no seu atendimento um profissional que escreve mal e arruine a imagem do negócio.

2) Textos para sites e blogs de empresas. Hoje, as empresas já estão cientes da importância do SEO para conquistar um bom posicionamento orgânico no Google. E isso vale muito dinheiro! É aí que entra o jornalista capacitado para produzir conteúdos valiosos para sites e blogs de empresas.

Se você tem dom para escrita, obviamente terá à sua disposição esse campo gigante de atuação. Mas atenção: é essencial que você domine as técnicas de SEO para que possa oferecer esse tipo de serviço ao mercado.

3) Branded Content. É a produção de conteúdo patrocinado e publicado em sites, blogs, redes sociais, veículos impressos, entre outros canais. 

A essência desse material é informativa, mas com uma pitada comercial. 

4) Elaboração de e-books. Certamente você já baixou algum livro digital. Essa é uma estratégia muito eficaz e utilizada na metodologia de Inbound Marketing.

Os e-books são materiais ricos utilizados predominantemente com o viés informativo. O objetivo é agregar valor a um potencial cliente para que ele aprenda algo, tenha acesso a um conteúdo de valor e depois faça a compra do produto ou serviço.

Nesse tipo de conteúdo, não basta o jornalista ter talento em textos: é necessário também ir além e dominar as ferramentas de design e diagramação que fazem parte da produção desse tipo de material.

5) Textos para Landing Pages. Essas são as páginas de captura, nas quais o lead coloca suas informações de contato, como nome e e-mail, para ter acesso aos conteúdos ricos da empresa. É dessa forma que se inicia o relacionamento com o propósito final de concluir uma venda.

Em geral, os usuários pensam muitas vezes antes de ceder seus dados a uma empresa. É nessa hora que o jornalista deve colocar toda sua expertise em ação: além de impecável gramaticalmente, o texto deve ser persuasivo e atrativo o suficiente para que, de fato, gere leads.

6) Artigos e livros como ghostwriter. Já atuei como ghostwriter de executivos e empresários, e não só na elaboração de livros, mas também para escrever artigos. Eventualmente, esses profissionais buscam por visibilidade e não têm o tempo e/ou talento para elaborar esse tipo de conteúdo.

O jornalista é capaz de desempenhar esse papel de forma totalmente íntegra, realizando um levantamento de informações através de entrevistas e trocas de e-mail. Com base nisso, escreve um livro ou artigo em nome do seu cliente.

7) Roteiros de vídeos para mídias sociais e cursos online. Hoje, nenhum tipo de conteúdo é tão consumido nas redes sociais quanto os vídeos. E ninguém melhor que o jornalista expert em texto para elaborar um roteiro profissional.

Além disso, quando uma empresa ou um empreendedor quer criar um curso online, o jornalista pode ajudar com muita tranquilidade nesse processo de criação, estruturando, criando uma sequência lógica para o conteúdo e roteirizando todos os materiais.

Tudo isso é a base, a essência do Marketing Digital, e muitos desses conteúdos já fazem parte do dia a dia de praticamente qualquer negócio.

Inclusive, você, jornalista, consome muitos desses materiais. Por que, então, não produzi-los e se beneficiar desta era digital?

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