Como manter os clientes? Como fazer com que eles permaneçam mesmo durante a crise do coronavírus? O que podemos fazer para manter a receita? Essas são as perguntas mais frequentes feitas por empreendedores nas últimas semanas.
Nossa prioridade é a saúde, claro, mas a situação econômica também começa a afligir a todos. E aqui entram todos mesmo: empregados, empregadores e prestadores de serviços.
Mas, neste conteúdo, eu quero falar mais diretamente com os jornalistas que são freelas ou têm eugências ou agências. É o seu caso?
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O maior desafio neste momento é manter os clientes existentes. Sim, porque com a paralisação de praticamente tudo, os empresários começam a avaliar cada real gasto. Você certamente está vendo nos noticiários as informações sobre redução na jornada de trabalho, corte de salários e demissões. Estão todos no mesmo barco.
Portanto, a hora exige criatividade para segurar as empresas que você já atende. Faça todo esforço possível para não deixá-las irem embora.
Minha primeira sugestão é para que você se ofereça para prestar outros serviços que não estejam no escopo firmado no contrato. Por exemplo: se você vinha prestando serviços de gestão de redes sociais e, agora, o cliente está com as portas fechadas e não há nada relevante para publicar, coloque-se à disposição para criar um curso online. Aliás, este é um momento bem propício para fazer algo neste sentido.
Certamente o cliente tem algum projeto engavetado que nunca tocou, por falta de tempo, inclusive. Para muitos, escrever um livro era um desses sonhos. Por que não agora? Por que não você fazer isso em conjunto com ele, atuando como ghost writer? Um trabalho feito a quatro mãos, agora, em tempos de isolamento, pode ter um impacto muito forte pelo senso de parceria.
Outras possibilidades: revisar todo o conteúdo do site aplicando as técnicas de SEO, produzir e-books, estruturar um plano mais completo de Marketing Digital, criar um novo site… Algumas ações podem ser feitas imediatamente e começarem a rodar após a crise. Porque todo esse pesadelo vai acabar e é preciso estar pronto para a retomada. Ressalte isso com o cliente.
Nós, jornalistas, temos uma vantagem se comparados a outros profissionais: a possibilidade de sermos multi. Como especialistas em comunicação, podemos atuar em várias frentes, realizar diversos tipos de job. A hora clama por esse senso de inovação muito apurado. E é justamente nesses momentos de crise que surgem oportunidades. Vá em frente!
Ah, e claro, em último caso (e isso pode ser uma carta na manga), você pode se oferecer para compensar esse tempo de quarentena (e sem total ou parte da prestação do serviço) no fim do contrato.
Outra alternativa é a redução temporária do fee mensal, em vez do cancelamento do contrato.
Acompanhe as ações do governo para as empresas
Fique de olho nas medidas que estão sendo tomadas para quem é empreendedor. Gosto muito dos conteúdos oferecidos pelo Sebrae. Segue abaixo uma lista de matérias e links úteis:
- Tributos federais relativos ao Simples de março, abril e maio ganha prazo de seis meses para pagamento:
- Hotsite “Como sua empresa pode reagir ao coronavírus”
- Guia de gestão financeira para pequenos negócios
- Coronavírus e pequenos negócios: veja o que foi autorizado pelo governo e alternativas para enfrentar a crise
- Quem terá direito a vale de R$ 200 e como pedir?
Vamos juntos nessa! 🙏
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