Case: jornalista Taisa abraça o digital, é contratada como social media e exalta cursos

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Equipe

Mesmo com um currículo repleto de qualificações, a jornalista Taisa Torelli sabia que precisava se manter atualizada frente às transformações digitais. Decidiu, então, fazer três cursos com Almir Rizzatto, idealizador da Escola Digitalista.

As capacitações nos treinamentos Marketing Digital para jornalistas e Redes sociais para jornalistas ajudaram Taisa a ser contratada como social media na Secretaria de Cultura de Maricá (RJ).

INSCRIÇÕES ABERTAS SÓ ATÉ ESTE DOMINGO (21): cursos online Redes sociais e Mkt Digital para jornalistas
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

“Os cursos foram fundamentais para essa conquista e outras diversas. Não seria nada hoje sem saber as configurações das redes sociais, sem os aplicativos e ferramentas que aprendi com o Almir”, explicou a jornalista, que também é professora e se capacitou em SEO com o idealizador da Escola Digitalista.

Leia abaixo a entrevista completa de Taisa Torelli e se inspire na história deste novo case da Escola Digitalista:

Escola Digitalista: Conte um pouco sobre sua trajetória profissional. Quando se formou, onde trabalhou, com o que, etc.

Taisa Torelli: Eu me formei em Jornalismo em 2006 e em Publicidade e Propaganda em 2008. Como sempre gostei de estudar, fiz minha primeira pós-graduação em Marketing em 2009, mas acabei migrando de área e fiz um MBA em Gestão Empresarial em 2012. 

Em 2020,  concluí meu mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal, onde também fiz um MBA em Business e Competências Digitais. 

Desde a minha primeira formação até hoje, estou sempre me atualizando com cursos que agreguem e esse foi o caso dos três que realizei com o Almir. As aulas ocorreram antes da abertura da Escola e já estou ansiosa para me atualizar novamente.

Quanto à minha experiência profissional, iniciei como estagiária em TV e na comunicação interna do Centro de Pesquisas da Petrobrás. Essa experiência abriu os meus olhos para a área empresarial. 

Depois, atuei na assessoria de comunicação de alguns órgãos públicos como Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria de Saúde de Itaboraí/RJ e Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, onde atuei na área da comunicação levando informação para as mulheres de janeiro de 2020 até agosto de 2021. 

Agora em setembro de 2021, assumi a parte das Redes Sociais da Secretaria de Cultura de Maricá e entrei de vez na área do Marketing Digital.

Paralelo a esses trabalhos, sou professora nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão desde Paralelo a esses trabalhos, sou professora nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão desde 2013, na Anhanguera de Niterói. Também já fui coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Moda durante 3 anos. Além disso, faço por fora alguns projetos de gestão de mídias sociais, palestras e treinamentos.

Taisa Torelli
Em agosto de 2018, Taisa Torelli e seus colegas concluíram o curso de Redes Sociais para jornalistas.

Escola Digitalista: Você já fez os cursos de Marketing Digital para jornalistas, Redes sociais para jornalistas e SEO para jornalistas da Escola Digitalista. Por que decidiu fazer esses treinamentos?

Taisa Torelli: Sempre gostei de estudar e me atualizar. Como professora, isso é algo fundamental. Na época em que realizei minha pós-graduação em Marketing, aprendi apenas sobre estratégias offline. 

Decidi fazer esses três cursos com o Almir para me atualizar e descobrir uma área nova com a qual me identifiquei e vi que era extremamente convergente com as minhas áreas de atuação. Tudo agregou às minhas aulas, aos meus projetos paralelos e aos órgãos em que atuo.

Escola Digitalista: Fale sobre sua recolocação, para trabalhar com mídias sociais na Secretaria de Cultura de Maricá (RJ). Quando isso aconteceu e quais as atividades que você vem desenvolvendo?

Taisa Torelli: A oportunidade surgiu por dois motivos: pela experiência que eu já tinha na área de políticas públicas e pelo meu conhecimento em Marketing Digital. Passei por um processo seletivo e cá estou!

Fui selecionada agora no final de agosto e já estamos começando a mudar a cara do Instagram e do Facebook. Estamos implementando novas ferramentas e com isso vamos trabalhar com dois grandes projetos: o Programa Maricá das Artes, ao qual estamos remodelando o site, e o Maricá Filmes, que vamos criar um site do zero.

Estamos engatinhando, mas sem esse conhecimento que adquiri nos cursos eu não conseguiria atuar na área que estou hoje. 

Escola Digitalista: Acredita que os treinamentos da Escola Digitalista foram importantes para essa conquista? Em que sentido? Quais foram os ganhos e as transformações que você teve com as capacitações?

Taisa Torelli: Não apenas importantes, mas fundamentais para essa conquista e outras diversas, como os outros trabalhos que eu venho desenvolvendo tanto no mercado, quanto na academia.

Todas as ferramentas e as estratégias que aprendi eu utilizo muito! Não seria nada hoje sem saber as configurações das redes sociais, sem os aplicativos e ferramentas que aprendi com o Almir. Até hoje olho minhas anotações. Abre um novo mundo cheio de oportunidades que é indispensável para o profissional que trabalha hoje com comunicação e Marketing Digital.

Escola Digitalista: Deixe uma mensagem para os jornalistas, inclusive para aqueles que ainda não se abriram para atuar no Marketing Digital e nas Redes Sociais.

Taisa Torelli: Heráclito já dizia: “A única constante é a mudança”. E isso serve para o profissional de comunicação. Se nós não nos atualizarmos, vamos parar pelo caminho. Não estamos mais limitados às redações do jornalismo factual. O marketing de conteúdo é uma porta que nos dá infinitas oportunidades. Unir todo o nosso conhecimento de como trabalhar a informação com as ferramentas certas torna você um profissional muito mais gabaritado para o mercado.

Taisa Torelli
Taisa Torelli com a turma do curso de Marketing Digital para jornalistas em abril de 2017.

INSCRIÇÕES ABERTAS SÓ ATÉ ESTE DOMINGO (21): cursos online Redes sociais e Mkt Digital para jornalistas
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Você também vai gostar de:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

GRÁTIS: RECEBA MINHAS NOVIDADES EM SEU E-MAIL!

Entre na nossa lista para ter acesso a conteúdos exclusivos e com prioridade. São artigos, videoaulas, e-books, convites para séries e muito mais... Faça agora mesmo seu cadastro!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.