Jornalista profissional há mais de 30 anos, André Pelliccione trabalhou a maior parte da sua vida profissional em assessorias de imprensa. Mesmo com tanta experiência, sentia-se desatualizado. Por isso, buscou a Escola Digitalista e fez dois cursos online: Marketing Digital para jornalistas e Redes sociais para jornalistas.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
“Decidi fazer esses cursos porque percebi que estava ficando ultrapassado e desatualizado. Essa é a verdade. Não dá para ficar limitado às habilidades clássicas do Jornalismo. É preciso avançar”, disse ele, que trabalha no Sindsprev/RJ.
Agora, capacitado na área digital, André comemora os ganhos. “Os cursos foram e continuam sendo maravilhosos. Eles estão provocando uma revolução em minha qualificação profissional. Estou desenvolvendo trabalhos que seriam impensáveis há um ano.”
Leia abaixo a entrevista completa com André Pelliccione e se inspire na história deste novo case da Escola Digitalista:
1) Conte um pouco sobre sua trajetória profissional.
Conclui a graduação em Jornalismo pela PUC-RJ em 1986. Após a formatura, fui estagiário durante um ano na assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Minha primeira contratação foi na assessoria do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Paralelamente, atuei como jornalista freelancer para a revista Isto É, escrevendo sobre música. Após essas experiências, trabalhei na assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Aeroviários, também desenvolvendo serviços freelancer para os aeronautas.
De 1999 a 2002, atuei no Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, onde participei da estruturação da assessoria de imprensa e de toda a comunicação da entidade. Essa foi uma experiência muito rica, pois a atuação também exigia fluência em Inglês, que é uma das minhas qualificações.
Desde 2003, trabalho na assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Rio de Janeiro. Atualmente, sou coordenador e tenho aplicado os conhecimentos que obtive nos cursos de Redes sociais para jornalistas e Marketing Digital para jornalistas da Escola Digitalista.
2) Você já fez os cursos de Marketing Digital para jornalistas e Redes sociais para jornalistas. Por que decidiu fazer esses treinamentos?
Decidi fazer esses cursos porque percebi que estava ficando ultrapassado e desatualizado. Essa é a verdade. Não dá para ficar limitado às habilidades clássicas do Jornalismo. É preciso avançar.
Nesse sentido, encontrei nos cursos da Escola Digitalista um norte para minha requalificação profissional, com seriedade e profissionalismo. São treinamentos objetivos, voltados para as reais necessidades do mercado e dos profissionais da comunicação. E o melhor: sem enrolação e sem “oba-oba”.
O trabalho da Escola, do professor Almir Rizzatto e sua equipe é sensacional.
3) Acredita que os treinamentos da Escola Digitalista foram importantes para essa conquista? Em que sentido? Quais foram os ganhos e as transformações que você teve com as capacitações?
Os cursos foram e continuam sendo maravilhosos. Eles estão provocando uma revolução em minha qualificação profissional. Estou desenvolvendo trabalhos que seriam impensáveis há um ano.
Venho aplicando objetivamente os conhecimentos que já adquiri e reestruturando todas as atividades da assessoria de imprensa e comunicação do Sindsprev/RJ, onde trabalho atualmente.
Fizeram-me sair de uma experiência amadora das redes sociais para um controle profissional. Além disso, deram-me noção e compreensão sobre a importância das valiosas ferramentas para postagem, análise de métricas, coordenação e gestão, entre outras.
Agora, também sei como preparar anúncios de forma profissional para o Facebook, melhorar o ranqueamento do site do Sindsprev/RJ, usar ferramentas de programação de postagens, configurar publicações usando as técnicas de SEO e produzir e-books.
Além disso, os cursos também estimularam uma pegada empreendedora, o que é muito bom, na medida em que abriu os meus olhos para um mercado de trabalho até então não considerado por muitos de nós, jornalistas.
4) Deixe uma mensagem para os jornalistas, inclusive para aqueles que ainda não se abriram para atuar no Marketing Digital e nas redes sociais.
Quero pedir aos colegas jornalistas que não se acomodem. Não fiquem achando que a formação na universidade basta para exercerem a profissão nesta era de comunicação digital.
A formação da faculdade é fundamental, mas não é suficiente. Temos que avançar, temos que nos qualificar permanentemente. É por isso que planejo fazer os demais cursos da Escola Digitalista.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Deixe uma resposta