Um dos maiores medos quando alguém vai montar seu próprio negócio é com relação à renda mensal. A “segurança” da carteira registrada, do emprego fixo e do salário garantido ao final do mês realmente não existe para o empreendedor. Ao mesmo tempo, a possibilidade de ganhos ilimitados é o maior atrativo para quem resolve criar sua própria empresa.
O jornalista e recém-empresário Ivan Carlos, de 29 anos, já percebeu que é real essa ideia de multiplicar a renda. Depois de fundar a ICB Consultoria em marketing digital, em 2019, hoje ele já conta com oito clientes. Só com um deles (uma editora), seu faturamento já é superior ao salário que recebia anteriormente, como empregado, numa agência.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
A visão e a coragem de seguir por um novo caminho moveram Ivan para esses rápidos e incríveis resultados. Em 2017, ele estava em uma assessoria de imprensa que atendia 16 clientes de cultura. No final daquele ano, a agência perdeu 10 contas e a saída de uma delas chamou a atenção.
“O cliente disse, em uma de nossas reuniões de feedback: ‘Muito bom o clipping, mas o que vocês fizeram em termos de redes sociais? O que saiu de mensuração no Instagram e no Facebook? Podem nos apresentar um relatório?’ Não tivemos como mostrar relatório, pois nossos gestores nem eu imaginávamos que o cliente cobraria presença nos meios digitais, até porque o foco era assessoria de imprensa.”
A partir daquele momento, Ivan sugeriu aos gestores a implantação de serviços na área digital, até para que a empresa não continuasse apenas com assessoria de imprensa. Não houve mudanças. No ano seguinte, a agência perdeu mais quatro das seis contas que restavam.
“Os clientes saíram para apostar no Marketing Digital. Ficamos com apenas dois em assessoria de imprensa. Naquele momento (era setembro de 2018), decidi que iria pedir demissão e seguir meu caminho. E foi o que fiz: em novembro, saí da agência e, com o dinheiro da rescisão, apostaria no Marketing Digital em 2019”, explicou o também graduado em Letras.
Ainda no final de 2018, Ivan acessou um site de freelas e não conseguia pegar os jobs pela falta de conhecimento em Marketing Digital. “Em qualquer site que eu olhava, na busca de um oportunidade, os requisitos sempre eram os mesmos: SEO, Marketing Digital, Landing pages, Inbound Marketing… E esses termos eram como grego para mim (risos). Não havia mais as exigências de antigamente, como assessoria de imprensa, boa redação, jornalismo… Perdi muitas possibilidades de fechar com clientes porque não tinha a capacitação suficiente para atendê-los”, lembra o jornalista.
A guinada
Na época, a virada de ano também marcou a virada na vida dele. “Fui até o Google pesquisar escolas de formação em marketing em São Paulo que, para mim, sempre foi uma referência na comunicação, já que em Brasília ainda engatinha nisso. Foi quando eu digitei o termo ‘Marketing Digital para jornalistas’ e logo veio o Almir Rizzatto.”
Ivan também viu no portal Comunique-se a divulgação do Congresso Digitalista, idealizado por Almir e que estava agendado para abril de 2019. “Eu sabia que esta seria a grande oportunidade de trocar conhecimentos na área de Marketing Digital com profissionais de todo o País. E, assim, fui para São Paulo, ouvir o que os profissionais da área tinham a dizer.”
“Acabei me encantando com o que vi. Os palestrantes ressaltaram exatamente aquilo que eu reforçava na empresa, na época em que estava na assessoria de imprensa: que a presença digital, hoje, é muito importante. Voltei a Brasília e paguei o curso Marketing Digital para jornalistas, que seria em maio, em São Paulo. Naquele instante eu tinha a certeza de que, ou me atualizava, ou iria perder mais chances na área”, afirma.
A vida depois do treinamento
Os dois dias de curso foram impactantes para Ivan. “Confesso que tomei um choque no primeiro dia de aula, quando me deparei com mais alunos que passaram pelo jornalismo tradicional. Com as aulas, comecei a ver que poderia, além de atender clientes na área de Marketing Digital, também empreender, uma vocação que tinha desde os tempos da faculdade. Vislumbrava uma nova perspectiva da comunicação, já que, ao fazermos a faculdade, o que vemos são formações ‘obsoletas’ em alguns casos.”
Após o treinamento com Almir Rizzatto, Ivan voltou a Brasília e não imaginava que a vida começaria a mudar tão rapidamente. “De cara, apareceram dois clientes pequenos para a produção de artigos com base em SEO”, lembra.
Com a capacitação, o jornalista aproveitou todas as oportunidades no site de freelas que usava, mas o sonho mesmo era abrir a agência. E então, em dezembro de 2019, nasceu a a ICB Consultoria em marketing digital.
“O resultado foi surpreendente. No primeiro mês de funcionamento, dois clientes contrataram a agência para prestação de serviços em Marketing Digital, nas áreas de redes sociais e Google. Em fevereiro de 2020, fechamos o nosso primeiro grande contrato, uma editora daqui de Brasília. Entre os serviços demandados está a produção de infoprodutos (e-books, cursos online…), além da escrita de livros para web. Hoje tenho três clientes grandes e outros cinco de menor porte.”
Ivan compara o que recebe hoje, como empreendedor, com os tempos de empregado. “Para você ter uma ideia, a editora fechou um ‘combo’ que, sozinha, já pagaria o meu salário do emprego anterior”, comemora.
O futuro
O jornalista planeja continuar os estudos na área. “Pretendo me especializar em Marketing de Conteúdo e, futuramente, dar ênfase na ICB na área do Marketing Digital educacional, aproveitando a formação que tenho em Letras. A jornada ainda não terminou. Quero voltar a São Paulo, ainda este ano, para fazer os cursos de SEO e redes sociais com o Almir, já que considerei os seus ensinamentos e aulas fundamentais.”
Ivan deixa um recado final para seus colegas de profissão: “A área digital é um campo em que todos nós, jornalistas, deveríamos nos atualizar. A comunicação hoje mudou de patamar e está bem complexa. Quanto mais presença no meio digital, maiores as chances de você ser reconhecido e ganhar autoridade”.
“O curso me fez ir de um jornalista mediano a um profissional capacitado para atuar como um todo. Recomendo a todos que estão em busca de capacitação e querem ter destaque no mercado de trabalho, pois não há mais espaço para amadorismo na comunicação. As empresas cada vez mais buscam profissionais capacitados para trabalharem na área digital.”
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Deixe uma resposta