Jornalista digital deve escolher um nicho para se diferenciar no mercado

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Almir Rizzatto

Você quer atuar como jornalista digital, mas não sabe como se destacar em meio a tantos profissionais que já estão no mercado? Então saiba que definir um nicho pode ser o “pulo do gato” para tornar você uma referência em algum segmento. 

Anos atrás, quando minha agência era muito focada em assessoria de imprensa, eu atendi um profissional coach. Este cliente e os resultados que conquistamos para ele nos ajudaram a conquistar uma outra conta, de uma das maiores entidades formadoras de coaches no Brasil.

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E o trabalho para esta grande empresa chamou a atenção de diversos profissionais desta mesma área. Começaram a ver minha agência como especializada na área de coaching, ainda que tivéssemos clientes de vários outros setores.

Acabamos “abraçando” diversos clientes desse segmento e “nichada” aconteceu naturalmente. Mas ali eu vi que poderia ter adotado esta estratégia de forma consciente, pois os benefícios são incríveis.

Quando somos vistos no mercado como uma referência em determinada área, as vendas e o fechamento de contratos acontecem com mais facilidade. Muitas vezes, não é necessário fazer a prospecção ativa para buscar clientes. Eles começam a vir até nós.

Mercado quer especialistas

E por que essa mágica acontece? Simples: porque preferimos sempre especialistas a generalistas. O especialista, em geral, consegue resolver necessidades específicas. Conhece bem o setor, as dores, os problemas e os desejos.

Quando trazemos essa reflexão para o nosso dia a dia, inclusive pessoal, essa preferência fica ainda clara e óbvia. Se você tem um problema no joelho e precisa operá-lo, vai optar por um clínico geral ou ortopedista? 

Temos que trazer tudo isso para o cenário atual do Marketing Digital, para a comunicação digital como um todo, porque o mercado está cheio de profissionais prestando esses serviços. Então o nicho pode fazer toda a diferença no seu negócio  e na sua carreira como jornalista.

Jornalista digital pode usar experiências e paixão para nichar

Se você está começando agora na área digital e é jornalista, aconselho que carregue sua bagagem e experiência do Jornalismo. Muitas vezes, em minhas turmas, aparecem alunos que têm décadas de experiência em redação, por exemplo. 

Quando você fala para o cliente que está começando no meio digital, mas tem experiência de anos em Jornalismo naquele determinado setor, certamente será um grande diferencial para iniciar no Marketing Digital.

Outra possibilidade de nichar é em um setor que você tenha paixão, afinidade. Já vi muitos alunos começarem a trabalhar no Marketing Digital com uma área que gostam, por não ter tido essa oportunidade no Jornalismo. 

E isso é possível de fazer até mesmo na criação de um produto digital, como um curso online, além da prestação de serviços em si. O campo de atuação no Marketing Digital, na comunicação digital em si, é maior do que o nosso mundo de Jornalismo. 

Outra possibilidade de nichar é para alguma área na qual você atuou fora do Jornalismo. Se você trabalhou em vendas, por exemplo, tem muito conhecimento desse universo e pode carregar essa experiência para o digital.

Subnichos também são alternativa para o jornalista digital

Muitos alunos trabalham com clientes na área de saúde, que é extremamente fértil e ampla. Trata-se de um universo que envolve desde médicos, clinicas, hospitais, empresas farmacêuticas, laboratórios, entre outros.

Então você tem aí a possibilidade de subnichar este nicho. Imagine se tornar uma autoridade em Marketing Digital para dentistas. Veja que oportunidade incrível, até pela demanda de mercado e pela quantidade de profissionais que existem nesta área.

Quanto mais específico você for, a tendência é ter resultados melhores. E falo isso por experiência própria. Em 2016, criei um curso de Marketing Digital aberto para todos os públicos, mas quando vi um grande número de jornalistas naquela primeira turma, tive um insight. 

Eu percebi que existia um público potencial, cheio de dores, e essas pessoas não tinham nenhuma solução (treinamento, no caso) específico para elas. Ali pensei: “Se eu chegar para o mercado me denominando um especialista em Marketing Digital, vou concorrer com talvez centenas de outros profissionais. Será que não é melhor eu me vender como um especialista em Marketing Digital para jornalistas?”,

Digo tranquilamente que a decisão que tomei foi acertada. Diminuí, claro, o público que iria começar a impactar, mas me tornei autoridade para os jornalistas rapidamente. Isso porque, ao promover um curso específico para jornalistas, consigo ter uma comunicação mais assertiva, pois falo a “mesma língua” que meus alunos. Além disso, também passei pela mesma jornada de capacitação e sei de todas as dificuldades neste processo de reinvenção profissional.

Então, agora, pense numa forma de você nichar ou subnichar. Pense numa maneira de você se destacar e ser visto pelo mercado como especialista. Caso contrário, sem nenhum diferencial, você entrará em uma guerra de preços, pois oferecerá o mesmo que seus concorrentes.

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