A trajetória de Simone Noguera Cesar como jornalista-empreendedora é daquelas para se inspirar. A aluna da turma 9 do curso de Marketing Digital para jornalistas começou a aplicar os novos conhecimentos num negócio do pai e, pouco mais de um ano depois, depois de largar o emprego numa TV, já acumula mais de 10 clientes.
Conheça na entrevista abaixo a história da criadora da marca Simonews e moradora de Atibaia (SP). E comprove que é possível ser jornalista, empreender e ter sucesso.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Almir Rizzatto: Por que você decidiu fazer o curso de Marketing Digital para jornalistas? O que a motivou a buscar essa especialização?
Simone Noguera Cesar: Sempre gostei de aprimorar meus conhecimentos e acredito que, no jornalismo, você deve estar ainda mais atento. Nunca foi uma profissão “estável” nesse conceito e a era digital fez com que a comunicação, de modo geral, tomasse rumo diferente e ainda mais responsável. Isso porque existem muitas notícias fake e, como profissionais, precisamos ter ainda mais responsabilidade para informar e, assim, conquistar a credibilidade do público.
Eu decidi fazer o curso porque percebi que as pessoas estavam mais voltadas para as mídias digitais do que outros meios de comunicação. Todos têm celular, tablet com internet e veem assuntos de interesse a hora que querem. Isso desde assuntos gerais até específicos.
Além de amar estudar e conhecer novos rumos da minha profissão, as mídias sociais também estão em meu cotidiano profissional e pessoal. Eu precisava aprender mais a respeito para não estar atrás do que influencia diretamente na minha profissão.
Almir: Na época do curso, você estava atuando numa TV? O que você fazia?
Simone: Quando eu procurei o curso e me inscrevi, estava atuando numa TV regional online. Eu era a responsável por todo conteúdo jornalístico e fazia os vídeos. Além disso, trabalhava na loja do meu pai (Armazém Cafona), no Mercado Municipal de Atibaia.
Almir: Mesmo na TV, você já imaginava ter seu próprio negócio?
Simone: Sempre quis ter meu negócio, mas haviam muitos tópicos que me faziam pensar muito, inclusive a questão de precificação, organização de tempo para cada cliente, organização de tempo de trabalho e tempo pessoal (precisa ser muito disciplinado). Além disso, trocaria o certo pelo duvidoso. Então, acabava deixando de lado esse sonho. Mas isso mudou. Eu demorei para trocar o duvidoso (cômodo) pelo certo, pelo amor à profissão, pelo aprendizado frequente.
Almir: Você começou a atuar como social media no negócio do seu pai? Como foi este início? Acredita ter sido importante até como uma primeira experiência?
Simone: Isso. Como eu trabalhava na loja de meu pai e não queria deixar de atuar na área, vi nas mídias sociais uma forma de fazer comunicação (jornalismo). Mas também ficava pensando: como? Não sou da área de vendas. Jornalismo é informação. Então, foi um começo muito desafiador e o curso abriu minha mente para diversos assuntos importantes e que foram decisivos.
Como uma primeira experiência, trabalhar nas mídias do negócio do meu pai foi sensacional. Uma grande escola.
Almir: E como foram surgindo os outros clientes? Quantos você tem neste momento?
Simone: Eu resolvi sair da TV por questões pessoais e ficar somente no meu pai. Tinha terminado o curso e o sonho de ter meu negócio somente aumentava. Tudo que aprendi no curso e sempre ia aprendendo nos webinários do Almir, colocava em prática na loja do meu pai. Paralelamente, sempre converso com meu namorado Rafael, uma pessoa que me deu MUITO apoio em todos os sentidos, inclusive para fazer o curso. Assim, resolvi dar o primeiro passo. Com minha experiência de 18 anos de profissão, tinha a certeza de que estava no caminho certo. Afinal, quando se faz o que ama, não tem como dar errado.
Fiz pesquisa dentro de tantos assuntos focados no curso e textos que li, webinários que participo frequentemente. Montei uma apresentação, assunto que conversei com Almir durante o curso, e fui à luta. Conquistei mais de 10 clientes e estou em busca de mais empresas, empresários, profissionais autônomos que queiram desenvolver e fortalecer suas marcas.
Almir: Como você classifica o curso que você fez comigo? Te ajudou em quais sentidos?
Simone: São muitos elogios sobre o curso. Vou tentar em poucas palavras. Em primeiro lugar, o treinamento ampliou minha visão em relação às mídias sociais. Também fez com que eu percebesse que a notícia, a informação, tem ainda mais responsabilidade. Afinal, temos comprometimento direto com o público. Além disso, conheci diversas ferramentas que são fundamentais para o dia a dia do trabalho. Sendo assim, afirmo que o curso foi essencial para a organização do trabalho, conhecimento geral e específico das mídias, aprendizado de ferramentas, formas de trabalhar e conteúdos online.
Almir: Que mensagem você deixa para colegas que estão buscando uma recolocação ou pensando em empreender?
Simone: Os colegas de profissão precisam, com URGÊNCIA, se atualizar e fazer o curso de Marketing Digital para jornalistas. Isso porque é a melhor forma de entender o que acontece no dia a dia das pessoas e como atuar, empreender nessa área, que está em ascensão. Não há como atuar na comunicação sem que conteúdos online estejam incluídos no plano de ação.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Deixe uma resposta